O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para o mês de janeiro já está liberado, assim, os interessados já podem realizar a consulta da data de recebimento deste mês e começar a se planejar financeiramente. O cronograma de pagamentos foi divulgado pela Secretaria Nacional de Renda do Ministério da Cidadania.
Pagamentos do Auxílio Brasil
O pagamento do Auxílio Brasil continuará no mesmo formato das parcelas anteriores, ou seja, em um calendário de pagamentos escalonado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Assim, cada dígito final do benefício possui uma data específica para recebimento, ou seja, é necessário aguardar a ordem de pagamentos para conseguir acesso ao benefício.
Calendário de pagamentos de janeiro
- Beneficiários com NIS final 1 — recebem dia 18 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 2 — recebem dia 19 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 3 — recebem dia 20 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 4 — recebem dia 21 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 5 — recebem dia 24 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 6 — recebem dia 25 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 7 — recebem dia 26 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 8 — recebem dia 27 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 9 — recebem dia 28 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 0 — recebem dia 31 de janeiro.
Valor da parcela de janeiro do Auxílio Brasil
O decreto prorroga a concessão do Benefício Extraordinário destinado às famílias do Auxílio Brasil durante os meses de janeiro a dezembro de 2022.
O Benefício Extraordinário é calculado a partir da soma do Benefício Primeira Infância, do Benefício Composição Familiar, do Benefício de Superação da Extrema Pobreza e do Benefício Compensatório de Transição, equivalente ao valor necessário para se alcançar o valor de R$ 400, no limite de um benefício por família.
“A garantia do repasse mínimo de R$ 400 é essencial para minimizar as consequências econômicas e sociais da pandemia da Covid-19. Além disso, o Auxílio Brasil é um programa social robusto, com atenção em vários níveis e a previsão de trilhas de emancipação para que os beneficiários tenham caminhos para alcançar independência e melhorar sua qualidade de vida”, declarou o ministro da Cidadania, João Roma.
Canais de atendimento
- Telefone do Ministério da Cidadania, número 121;
- Canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, número 111;
- Pelo aplicativo Auxílio Brasil, disponível para celulares Android e iOS.
Como saber se tenho direito ao Auxílio Brasil?
Para conferir se possui ou não direito ao Auxílio Brasil, o responsável familiar poderá utilizar seu CPF nos canais de atendimento oficiais do governo federal. Isso porque, mensalmente a Dataprev realiza um pente-fino nos auxílios para verificar quem ainda se encaixa nas regras do programa.
Vale lembrar que o primeiro passo para garantir o Auxílio Brasil é se inscrever no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico. Para verificar como se inscrever e consultar a inscrição, basta acessar aqui.