As chuvas em Minas Gerais causaram 10 mortes em 24 horas, segundo o último balanço da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira (11). O Estado tem no momento 13.756 desalojados e 3.481 desabrigados.
As mortes do período ocorreram nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Ervália, Caratinga e Brumadinho.
Desde o começo do período chuvoso, em 1º de outubro, o Estado já acumula 19 óbitos. As 10 mortes registradas no último sábado (8) durante o desabamento de uma rocha em Capitólio não fazem parte dessa última contagem.
Interdições em rodovias
De acordo com as forças de segurança de Minas Gerais, foram registrados 106 pontos de interdição nas rodovias estaduais e federais, até a última segunda-feira (10).
São 80 pontos de interdição parcial e 26 pontos de interdição total.
Cuidados durante o período de chuvas
A Defesa Civil solicita que a população se informe por meio das mensagens de textos que são enviadas diariamente com alertas meteorológicos.
Para realizar o cadastro no serviço é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando o CEP da residência ou local desejado.
“Estamos emitindo alertas para que a população ribeirinha e pessoas que moram em áreas de risco saiam das suas casas, vão para casa de parentes ou locais seguros. Dessa forma, conseguimos evitar que pessoas sejam afetadas, minimizando possíveis danos e tragédias. É uma situação muito difícil, mas o momento é de salvar vidas”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques.
Durante tempestades com incidência de raios, as pessoas devem procurar abrigo imediatamente, descartando áreas próximas a árvores e postes. Pela altura elevada, eles podem atrair descargas e eletrocutar quem está próximo. Caso haja fios partidos pelo chão, não toque ou se aproxime.
Os equipamentos elétricos nas residências devem ser retirados das tomadas. Os celulares só devem ser utilizados sem estarem plugados com o carregador.
Fonte: CNN