Recursos federais equivalentes a R$ 27 milhões foram repassados para a realização de ações na Atenção Primária à Saúde (APS), direcionadas à população quilombola em 2,4 mil municípios, dos quais 80 em Alagoas.
Em União dos Palmares, a oficialização da portaria sobre o investimento foi realizada no Espaço Cultural da Comunidade Quilombola Muquém, pelo prefeito Areski Freitas e o vice-prefeito Junior Menezes, com vereadores e secretários municipais.
Os recursos vão incentivar o cadastro de quilombolas à APS, o que possibilitará a obtenção de uma análise da situação da saúde, bem como do reconhecimento da população próxima às equipes de saúde, subsidiando o planejamento dos serviços e o acompanhamento dos indivíduos.
A iniciativa vai permitir ao governo um conhecimento mais detalhado dos territórios quilombolas e organizar trabalhos com setores de assistência social, direitos humanos, educação e segurança.
A ação vai ampliar o acesso e a qualidade da assistência para a população quilombola local, como o cadastramento (registro) no SUS. A comitiva que efetivou o investimento para as ações no município visitou também a Serra da Barriga.