Com o início do Ano do Tigre, eis um olhar sobre o que este animal simboliza na cultura e na história chinesas, desde seus usos militares no século 8 a.C. à expressão “Tigre de Papel”, usada por Mao para descrever a ameaça do armamento nuclear estadunidense. Apesar das festividades em escala reduzida devido à pandemia, milhões de pessoas ao redor do mundo celebraram o ano novo lunar através de festas, festivais, fogos de artifício, e muito mais. Leia mais sobre as origens, lendas e tradições do feriado mais importante do povo chinês.
Com a abertura das Olimpíadas de Inverno de Pequim, a capital chinesa se torna a primeira cidade na história a sediar os Jogos de Verão (2008) e de Inverno, já a Ásia Oriental realiza sua terceira Olimpíada seguida (PyeongChang, Coréia do Sul, 2018 e Tóquio, Japão, 2020), fato inédito.
Há meses, os EUA lideram um “boicote diplomático” aos Jogos por suposto “genocídio” dos Uigures em Xinjiang, acusação sem provas e veementemte negadas pelo governo chinês. Mas apenas poucos países, como o Reino Unido, Canadá, Austrália, Índia (e outros seis), aderiram ao boicote.
Enquanto o mundo acompanha atentamente o resultado das competições e Pequim luta para conter possíveis surtos de Covid, os presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin se encontram pessoalmente pela primeira vez desde junho de 2019 e prometem anunciar importantes acordos bilaterais.
– Desejamos sorte, saúde e felicidade a todos vocês no Ano do Tigre!
Fonte: Brasil de Fato