Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal
Neste domingo (20), será realizada, na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma Feira de Adoção de Animais (pets) da Prefeitura de Maceió. A ação será realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h. A iniciativa, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), já assegurou lares para 123 animais desde sua implementação em outubro de 2021, mudando a realidade de abandono dos pets, no município.
A feira vai contar com cães e gatos (adultos e filhotes) disponíveis para adoção. Todos os pets estão saudáveis; os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por avaliação do médico veterinário e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.
Bruno Eduardo relatou para a equipe do Gabinete que ficou apaixonado por um cão na feira do domingo passado (13), mas acabou não realizando a adoção. No entanto, após pensar e conversar com a família decidiu ir até a UVZ para realizar a adoção e está muito feliz com a chegada do pet em seu lar.
Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade, de segunda-feira à sexta-feira, das 08 às 14h.
A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, está sempre presente nas edições das feiras e explica que a parte educativa da população é um pilar muito importante.
“É preciso ter responsabilidade e compromisso quando é realizada uma adoção, pois se trata de uma vida. Reforçamos sempre nas feiras que a adoção responsável é o conjunto de cuidados que deve ser seguido pela família que decide ter um animal em seu lar, ao assinar o termo de adoção o tutor precisa garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família”, explica a coordenadora.
A equipe presente nas feiras orienta os novos tutores a terem em mente que os pets vão viver por muitos anos e que necessitará de cuidados em todas as etapas da vida, independente das mudanças que a rotina das famílias venha a sofrer no decorrer desse período. Os animais são seres sencientes, ou seja, eles sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza. Eles são parte da família e precisam de afeto e cuidados. Atuar em prol da saúde e bem estar dos animais é um dos compromissos do Gabinete.
Para adotar
Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.
Ao preencher a ficha de adoção os donos ficam cientes da responsabilidade e deveres que devem ter com os pets.
Serviço
Domingo (20), das 8h às 16h, na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. A tenda ficará na altura do Palato Praia.