Dia Internacional de Luta. Às ruas neste 1º de Maio por Lula Presidente!

Protestos do povo brasileiro por um governo dos trabalhadores, pelas reivindicações de todos os oprimidos. Fora Bolsonaro! Lula Presidente!
Em Maceió, o ato começa às 9h, em frente ao Clube CRB, na Pajuçara. Como subtema, Alagoas escolheu “Por um país sem fome e sem miséria”. Lula Presidente! Foto: Reprodução.

Redação do DCO

 

“O dia internacional dos trabalhadores sempre foi uma das mais importantes datas da luta da classe operária contra seus inimigos”. É com estas palavras que o Partido da Causa Operária e a corrente sindical Causa Operária introduziu sua declaração impressa para todos os atos deste 1º de Maio no Brasil.

Enquanto a esquerda pequeno-burguesa desmobiliza todo o movimento a nível nacional, permitindo que a direita bolsonarista lance manifestações no dia do trabalhador nos principais estados, a classe operária brasileira inicia um novo período de ebulição. Com as greves da CSN e dos funcionários públicos em todo Brasil, a tendência à mobilização da população cresce rapidamente, ainda mais com o aumento da crise inflacionária e do alto número de desempregados no país.

A declaração ainda pontua, que “o Primeiro de Maio deste ano acontece, no Brasil, num momento decisivo. O País vive as consequências nefastas de seis anos de golpe de Estado — privatizações, fome, desemprego, inflação etc. —, o que por si só já seria o pretexto para uma grande mobilização. Cenas de pessoas revirando o lixo atrás de comida são cada vez mais comuns, bem como as de famílias inteiras indo morar na rua, enquanto o patrimônio nacional vai sendo entregue para os vampiros do mercado financeiro. A situação social do País rumo ao colapso.”

Ou seja, é o momento fundamental de sair às ruas. “O apoio dos trabalhadores à candidatura de Lula, por sua vez, é uma forma ainda mais elevada dessas lutas. A disposição ampla em fazer campanha para o ex-presidente é a forma que os trabalhadores encontraram de lutar, no atacado, contra todos os ataques do governo Bolsonaro e da direita golpista.

Ao defender a candidatura de Lula, os trabalhadores estão defendendo uma candidatura que tenha força real, ancorada no movimento operário, para impor um programa que liquide o regime golpista. O apoio à candidatura de Lula é a forma que os trabalhadores encontraram para exigir, de uma só vez, a reestatização da Petrobrás, a redução da jornada de trabalho, a implementação de programas sociais emergenciais e tudo aquilo que a direita vem destruindo”, conforme pontua a declaração.

A candidatura de Lula representa, no Brasil, como em toda a América Latina, o enfrentamento contra todos os inimigos dos trabalhadores, contra a burguesia golpista e o imperialismo norte-americano.

Dessa maneira, o ato de 1º de Maio é também o ato por Lula Presidente, a principal mobilização deste momento. É necessário sair às ruas, exigir a redução da jornada de trabalho, o aumento salarial e mobilizar por Lula Presidente.

Lista de locais onde ocorrerão atos organizados pela CUT em todo o País (reprodução):

Alagoas

Em Maceió, o ato começa às 9h, em frente ao Clube CRB, na Pajuçara. Como subtema, Alagoas escolheu “Por um país sem fome e sem miséria”.

Bahia

Em Salvador, o ato é no Farol da Barra durante todo o dia. O ato político está programado para às 15h com lideranças sindicais, políticas e trabalhadores.

Ceará

Em Fortaleza, a celebração tem início às 9h, na Areninha do Pirambu, com concentração para a marcha dos trabalhadores que percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Vila do Mar, na Barra do Ceará, onde será realizado o encerramento com ato político e cultural.

Distrito Federal

Em Brasília, a celebração começa às 16h, no estacionamento da Funarte.

Goiás

Em Goiânia, o ato começa às 9h, na Praça do Trabalhador.

Paraná

Em Foz do Iguaçú, será realizada uma atividade internacional com a CUT, centrais sindicais do Brasil, Argentina e Paraguai, com apoio da Confederação dos Trabalhadores das Américas (CSA). O ato começa às 10h, na Praça da Paz, no centro da cidade. Na véspera, dia 30 de abril, será realizado um seminário internacional sobre a situação da classe trabalhadora na América Latina.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o ato será às 10h da manhã no Aterro do Flamengo, altura da Rua Silveira Martins, com atrações a serem confirmadas.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, será realizado um ato cultural a partir das 10h, no Espelho D´Água (Parque da Redenção). A revogação do Teto de Gastos e das reformas Trabalhista e da Previdência serão destaques na celebração.

Santa Catarina

Em Florianópolis, haverá atrações culturais, atividades de lazer e almoço no Largo da Alfândega, a partir das 10h.

São Paulo

O ato na capital paulista será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp