Imperialismo quer desgastar Rússia; Ucrânia é só bucha de canhão

Uma análise do desenvolvimento da guerra. Glenn Greenwald afirmou que o objetivo dos EUA é enfraquecer a Rússia e a destruição da Ucrânia é o preço a se pagar
Greenwald: a principal finalidade do conflito é enfraquecer a Rússia – Foto: Reprodução.

Redação do PCO

Glenn Greenwald é um jornalista norte-americano, radicado no Rio de Janeiro desde 2005, conhecido pelas reportagens do caso Snowden, por ser co-fundador do site The Intercept e também por ser o responsável pela Vaza Jato no Brasil.

Recentemente, na rede social Twitter, Greenwald afirmou que o objetivo dos EUA é enfraquecer a Rússia e a destruição da Ucrânia é o preço a se pagar. Disse também que esta guerra traz outros benefícios colaterais para o imperialismo norte-americano, como o lucro gerado aos fabricantes de armas. Contudo, reitera que a principal finalidade do conflito é enfraquecer a Rússia.

Em outras declarações, como foi em entrevista à imprensa GGN (Grupo Gente Nova), o jornalista sinalizou que a imprensa nacional, internacional e o governo norte-americano se empenham em alardear uma propaganda mentirosa a respeito da importância de proteger a democracia e liberdade da Ucrânia, numa tentativa de colocar a opinião pública contra os russos.

Na mesma entrevista, Greenwald questionou o fato dos EUA possuírem tanto interesse na Ucrânia, uma vez que não há petróleo ou outros recursos por lá. Sua conclusão era a de que a dominação da Ucrânia faz parte do plano de enfraquecimento da Rússia.

Sabemos que a intervenção militar russa na Ucrânia é apenas uma reação do governo de Putin às ameaças do imperialismo, realizadas há mais de uma década por meio do crescente cerco da OTAN. É por isso que o PCO não demorou em declarar apoio à Rússia e sua ação na Ucrânia. Ora, está claro que estamos diante não de uma guerra da Rússia contra a Ucrânia, conforme a imprensa golpista veicula, mas, de um conflito entre o imperialismo mundial e uma nação ameaçada – a Rússia, tendo a Ucrânia entrado no conflito, infelizmente, como “bucha de canhão” do imperialismo.

É preciso ficar claro que o objetivo principal dos EUA é liquidar o estado russo, já que o imperialismo mundial não tem condições de conviver com um país do tamanho da Rússia e dotado do poder militar como o russo.  Como desdobramento, uma guerra de desgaste está sendo promovida. O desgaste é importante para os EUA para o caso deste conflito desencadear uma guerra generalizada, que seria, diretamente, da Rússia contra a OTAN, ou da Rússia contra países imperialistas vizinhos.

Para nós, é preciso lutar contra o imperialismo, visando a libertação nacional das nações oprimidas. Para o caso da vitória dos russos no conflito, o que é cada dia mais provável, a derrota imposta ao imperialismo seria bastante humilhante, reforçando seu enfraquecimento em face de outras derrotas recentes, como a expulsão do Afeganistão ou o fracasso em golpes para derrubar governos da Nicarágua e do Cazaquistão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp