Rafael Maynart / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas, ao lado da secretária da Cultura, Mellina Freitas, recebeu, na tarde desta quinta-feira (26), o grupo Warakdzã da etnia Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, que viaja para representar Alagoas e o Brasil no Festival Lo Spirito Del Pianeta (O Espírito do Planeta), que acontece em Bergamo, na Itália, entre 8 e 27 de junho de 2022.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está custeando as passagens aéreas dos indígenas para a Europa, que também irão se apresentar na Áustria, Espanha e Portugal. Paulo Dantas agradeceu ao grupo por levar o nome de Alagoas para o mundo e ressaltou o apoio do Estado para o fortalecimento da cultura alagoana.
“Vocês muito nos orgulham, pois levam o nosso Estado e nossas tradições para o mundo. O Governo tem projetos a serem implantados para o fortalecimento da nossa cultura, para o fortalecimento dos povos indígenas de Alagoas, somos um Governo 100% gente. Contem sempre comigo, e mostrem para os europeus a nossa força”, disse. O encontro aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto. O grupo dançou um Toré, com dança e cânticos típicos da comunidade que tem uma aldeia em Porto Real do Colégio.
A secretária Mellina Freitas elogiou o trabalho em defesa das raízes indígenas, destacando a importância na construção da nossa identidade como nação. “Fico muito honrada em participar dessa ação de levar os indígenas alagoanos para um festival internacional, que celebra diversas culturas. Eles são fundamentais na construção da nossa identidade nacional. Estaremos muito bem representados pelos indígenas do povo Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio”, concluiu a secretária.
O cacique Wiryçá agradeceu o apoio do Estado para participar do festival e disse que esta é a oportunidade de desmistificar alguns preconceitos contra os povos indígenas brasileiros. “Essa viagem é muito importante para nós, para desmistificar alguns preconceitos que têm com os indígenas brasileiros. Somos acolhedores e vamos representar muito bem nosso e Estado e nosso país”, concluiu.
Além dos alagoanos da etnia Kariri-Xocó, outros dois povos brasileiros – Yawanawa e Guaraní – também participarão do festival na Itália.