Rede Brasil Atual
São Paulo – A 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) será aberta no próximo dia 16, no Centro de Convenções de Natal (RN). O evento pretende ser mais do que um espaço para a venda da produção agropecuária de pequenos produtores dos nove estados da região. E terá lugar também para o debate e estímulo à produção de plantas medicinais e fitoterapia na perspectiva agroecológica em prol de territórios saudáveis e sustentáveis.
Do dia 16 até o dia 19, quando termina o evento, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), vai realizar a quinta edição da Feira de Soluções para a Saúde. O tema deste ano será a agricultura familiar e sua relação com a promoção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários. Na programação, diversas oficinas e um painel que visam estimular o diálogo e debater soluções em saúde para melhorar as condições de vida das populações que vivem no campo, nas florestas e nas águas.
A potência das plantas medicinais e dos fitoterápicos na atenção integral à saúde será discutida por representantes da Fiocruz, da Contag e do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.
É o caso de um projeto chamado ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais. Trata-se do maior mapeamento do potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil. O resultado das discussões serão compilados em um documento que será entregue às autoridades.
Agricultura familiar no Consórcio Nordeste
A feira é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora potiguar Fátima Bezerra. O investimento de R$ 640 mil vem por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial, via Projeto Governo Cidadão, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).
“A Fenafes vai mostrar a pujança da Agricultura Familiar na região Nordeste e o apoio dos governos estaduais à economia solidária que traz dignidade e cidadania aos homens e mulheres do campo”, disse a governadora Fátima Bezerra durante solenidade de lançamento da feira no último dia 23, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecafes).
O objetivo do evento é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, principal bandeira dos estados que compõem o Consórcio. E também promover o intercâmbio de políticas públicas entre os governos e os movimentos sociais, além de fortalecer as cooperativas, estimular o comércio e desenvolver sistemas agroalimentares, a produção de alimentos saudáveis e a agroecologia.
Estão previstas 150 cooperativas e associações, 500 expositores e um público de mais de 10 mil pessoas ao longo dos cinco dias de evento, com entrada gratuita.
“A realização da feira é prova de que homens e mulheres do campo resistem ao retrocess, produzem e demonstram que agricultura contribui para o desenvolvimento dos estados e do país”, disse Rosana Lima, coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no RN (Fetraf/RN).