Feiras de Adoção da Prefeitura têm assegurado lares para pets em situação de abandono

Animais são adotados com a iniciativa do Gabinete da Causa Animal da prefeitura de Maceió em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses
Adoção responsável tem sido uma das frentes de trabalho do GGI-CA. Foto: Ascom GGI Causa Animal

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal

Todos os fins de semana (aos domingos), o Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) da prefeitura de Maceió e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizam as feiras de adoção com o propósito de assegurar lares para cães e gatos (adultos e filhotes) que viviam em situação de abandono.Mais uma Feira de Adoção de Animas foi realizada no último dia 9 (domingo), na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A ação foi realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h.Nesta edição, uma cadela e uma gata, ambas filhotes, foram adotadas. A equipe da UVZ também estava aplicando doses de vacinas antirrábicas durante toda a feira nos pets que foram levados pelos seus tutores.

O Gabinete informa que todos os animais que participam da ação passam por avaliação do médico-veterinário. Quem acolhe um pet filhote recebe orientações sobre quando vão poder levar o animal à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

Já os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Todos os animais adotados recebem um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, explicou que durante as feiras também é realizado um trabalho de conscientização para a população.

“O Gabinete da Causa Animal tem desenvolvido várias ações, como o Castramóvel (com castrações e consultas eletivas), as feiras de adoção, além do apoio às ONGs e aos protetores independentes. Em todas as nossas iniciativas é passado para a população que os animais precisam ser assegurados quanto à saúde e ao bem-estar em toda vida”, explicou a coordenadora.

A recepcionista Micheline Marina esteve na feira acompanhada da filha Ísis Patrícia, ambas se encantaram pelos animais e já adotaram uma gata.

“Minha filha ficou encantada pela gatinha tricolor e batizou ela de Bastet, uma deusa egípcia, ela quer cursar veterinária. Bastet está bem, alegre e é muito carinhosa. Ainda se adaptando com a outra gata que temos em casa”, contou Micheline.

Como adotar

Para adotar um animal é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal adotado.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, diretamente na unidade.

Mais informações sobre a adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-5456.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp