A obra somente havia sido executada na íntegra pelo próprio compositor, no Rio de Janeiro, em 1954. A apresentação ocorrerá no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia-GO.
A “Suíte Anhanguera” é composta de seis atos, o primeiro é A Bênção da Bandeira; o segundo ato, Anhanguera; o terceiro ato, Penetração; o quarto ato, Caníde-Ioune; o quinto ato, Dança do Chefe; e o sexto ato é Nas Terras Centrais.
Bartolomeu Bueno da Silva filho, o Anhanguera, como ficou conhecido na História do Brasil, foi o bandeirante responsável pela descoberta de ouro no Estado de Goiás.
Esta suíte só foi possível ser apresentada pela Orquestra Sinfônica de Goiânia porque é uma das centenas de obras de Hekel Tavares adquirida pelo pesquisador alagoano Claudevan Melo. O pedido de Alberto Tavares, falecido recentemente, filho de Hekel Tavares, intercedeu para que o material chegasse até o maestro Eliseu Ferreira.
A obra do compositor Hekel Tavares refaz através da escrita musical os passos do Bandeirante proporcionando ao ouvinte o desvendar do povoamento do Brasil Central, a travessia, o contato com os indígenas reproduzido no cântico “Caníde-Ioune”.
Entradas e Bandeiras é como foram denominadas as expedições realizadas no século XVIII pelos colonizadores portugueses e que tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante.
Logo após a crise do açúcar, iniciada em meados do século XVI, tanto a Coroa portuguesa como particulares organizaram expedições para explorar outros tipos de riqueza no interior da colônia.
Histórico
Para Barbara Mayer, no início dos anos 1920, Hekel Tavares foi para o Rio de Janeiro para estudar piano e harmonia, na Escola Nacional de Música, mas abandonou o instituto, sem diploma, depois de poucos meses por medo de correr o risco de ser influenciado no seu desenvolvimento musical de uma maneira indesejada.
Foi nesta escola que conheceu Heitor Villa-Lobos, que também não terminou o curso. É importante saber que os dois compositores eram muito amigos por toda a vida; tinham tanto um gosto musical comparável como uma personalidade forte em relação as suas ideias musicais, o que era combinado com um inegável talento musical intuitivo.
Hekel trabalhava então como compositor e pianista acompanhador, nos teatros de revista, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, onde compôs a peça do Carnaval Stá na Hora, seu primeiro grande sucesso, atraindo a atenção de um vasto público. Assim começou a sua primeira fase de composição, a fase popular, caracterizada pela composição de canções populares (durando até ao início dos anos 1930). www. musicabrasilis.org.br
Fonte: 082 Notícias
*Colaboração: pesquisador Claudevan Melo