Sputnik – Segundo Mikhail Mizintsev, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa, 15.837 pessoas foram retiradas da região de Donbass apenas no sábado (16). Mizintsev acrescentou, ainda, que os nacionalistas ucranianos mantinham reféns 6.198 estrangeiros de nove países.
Com o resgate, o número de civis evacuados para a Rússia de regiões perigosas da Ucrânia e das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk desde o início da operação militar especial subiu para 837.157.
“De Mariupol, por um corredor humanitário em direção ao leste, bem como sem a participação ucraniana, já salvamos 139.678 pessoas da crise criada pelos nacionalistas ucranianos, incluindo 945 nas últimas 24 horas”, afirmou Mizintsev.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia depois que as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para se defenderem dos ataques ucranianos. O Ministério da Defesa russo afirmou que apenas a infraestrutura militar ucraniana está sob a mira do Exército da Federação da Rússia. Moscou declarou, reiteradamente, que não mantém planos de ocupar o país vizinho.
Fonte: Redação do DCO